Nada na natureza é feita ao acaso e uma alimentação saudável é aquela que concilia o bem estar com o melhor que a natureza tem para nos oferecer.
Nada na natureza é feita ao acaso e uma alimentação saudável é aquela que concilia o bem estar com o melhor que a natureza tem para nos oferecer.
A abóbora é um legume de excelente valor nutritivo que deve ser parte integrante de uma alimentação saudável, entre as suas propriedades positivas este legume pode auxiliar no controlo da glicemia e da pressão arterial, além de apresentar um efeito benéfico em problemas relacionados com a visão.
A sua utilização mais comum é nas sopas porém para mostrar que os alimentos podem ter uma utilização bem mais versátil e assim tirar-nos da monotonia!
Para esta receita eu fui ao meu quintal e usei os hortícolas que tinha à disposição. Isto porque uma alimentação saudável e nutritiva não tem necessariamente de ser cara, devemos usar aquilo que temos à disposição. Se tiver um pequeno quintar será sempre bom ter alguns hortícolas plantados, caso não tenha quintal existem algumas coisas que poderá plantar em vasos o que será igualmente ótimo!
Abóbora branca
Espinafres
1 Dente de alho
Azeite q.b.
Amêndoas
Especiarias
(Usei: óregãos, tomilho, mistura de pimentas e noz moscada)
Pimento verde
(ficaria ótimo com pimento vermelho, amarelo e laranja também)
Corte todos os hortícolas em pequenos pedaços;
Coloque uma frigideira ao lume com um pouco de azeite;
Comece por saltear a abóbora. De seguida junte o pimento e por fim os espinafres;
Tempere a gosto com as especiarias. E deixe a abóbora ganhar cor. Por fim coloque o alho;
Sirva e coloque algumas amêndoas (ou outro fruto oleaginoso).
Todos os ingredientes que utilizei incluindo as especiarias apresentam propriedades muito positivas para o nosso organismo favorecendo a manutenção da nossa saúde. O alho deve ser colocado mais no final porque o seu valor nutricional será muito maior quando consumido em cru.
Poderá servir estes legumes salteados com um acompanhamento proteico à escolha. Pode usar ovo, carne ou peixe ou então tornar o prato numa opção mais vegetariana e juntar leguminosas.
Além disso pode acrescentar outros ingredientes, tal como eu disse usei apenas o que a horta me deu. porém, poderia juntar cogumelos, chuchu ou qualquer outra hortícola.
Drª Patrícia Costa