Batata na sopa… sim ou não?

Um prato saudável seria constituído da seguinte forma:
Metade do prato de vegetais
¼ do prato de fontes de hidratos de carbono
¼ do prato de fontes de proteína

Vamos falar sobre sopa? Sabia que um prato de sopa pode constituir uma refeição riquíssima? 

Nos dias que correm a sopa tem sido muito associada a emagrecimento, inclusivequem passe a só comer sopa para emagrecer, o que lhe posso garantir que não vai resultar num emagrecimento saudável e sustentável!

Se procura truques saudáveis para emagrecer, aconselho a ler o meu último artigo no qual falo sobre duas receitas que não vai querer perder!

No entanto, a sopa vai muito além dessa associação com emagrecimento.

Na sopa conseguimos colocar legumes que muitas vezes não comemos de outra forma e, ainda, conseguimos garantir que não há perda do valor nutricional dos mesmos. Quando cozemos um legume parte das suas vitaminas e minerais acaba por passar para a água e, se rejeita essa água, rejeita essas vitaminas e minerais. Isso não acontece na sopa pois a água é consumida em conjunto com os legumes. Além disso, outra vantagem deste prato é  que conseguimos colocar vegetais de que não gostamos e que não comeríamos de outra forma, ou mesmo vegetais que gostamos mas que não comemos normalmente no prato.

Uma grande questão que encontramos sempre associada à confecção da sopa é “posso colocar batata?

Criou-se um medo na mente de quem quer emagrecer de que a batata na sopa engorda, porém isso não passa de um mito!

Vamos analisar pela lógica?

Um prato saudável de almoço/jantar seria constituído da seguinte forma:

  • Metade do prato de vegetais
  • ¼ do prato de fontes de hidratos de carbono
  • ¼ do prato de fontes de proteína

Se colocar 1 batata pequena numa sopa que dará por exemplo para quatro pratos, a quantidade que irá ter em cada prato é mínima não interferindo com a quantidade considerada saudável para a refeição. 

Ou seja, é tudo uma questão de equilíbrio de quantidades!

Com o exemplo que dei anteriormente poderíamos perfeitamente comer a sopa com batata e o prato com as quantidades adequadas. 

Agora vamos analisar outra situação, imagine que come fora de casa ou que gosta de uma sopa com muita batata. Nesse caso não tem problema nenhum comer essa sopa, o único cuidado que irá ter é o de não comer a fonte de hidratos de carbono no prato porque já incluiu na sopa!

Outra questão que é muito colocada é sobre o uso de feijão na sopa.

Não!

Uma vez mais é tudo uma questão de equilíbrio e de quantidade, não são dois ou três feijões no seu prato que a vão engordar. 

E sabe que naqueles dias sem tempo consegue colocar tudo aquilo que precisa de comer numa sopa? 

Tem a porção dos vegetais, se colocar batata ou equivalente (inhame, mandioca, arroz) tem a sua porção de hidratos de carbono e depois é só colocar uma porção de carne ou peixe e terá a fonte de proteína!

Rápido, aconchegante e muito nutritivo!

Bem se Queira, sempre!

Drª Patrícia Costa