Como racionalizar comida?

Racionalizar as suas refeições irá permitir não só poupar nas idas ao

supermercado como tempo do seu dia!

Como tem sido estes dias de isolamento social?

Já passaram umas semaninhas desde o recolher obrigatório, não é? É nestes momentos que percebemos o quanto precisamos de liberdade, não é?

E no meio disto tudo surge a dificuldade de ir ao supermercado, as idas são reduzidas e as opções disponíveis às vezes também!

Por essa razão hoje venho-lhe dar algumas estratégias para conseguir racionalizar as suas refeições!

Estratégia 1: Faça uma base de sopa em grande quantidade e congele

Muitas vezes não fazemos sopa por exigir mais tempo. E a verdade é que mesmo agora de quarentena mesmo que tenhamos um pouquinho mais de tempo muitas vezes acabamos por nos deixar levar pela falta de rotina ou pela preguiça e sopa lá fica por fazer. Será que lhe acontece assim?

A sugestão que lhe trago é faça uma base simples em grande quantidade, por exemplo com água, courgette, couve-flor e cenoura ou então água, abóbora, chuchu e cenoura… Ou o que gostar mais de colocar na base. Depois assim que essa base estiver cozinha tira uma pequena parte para outra panela onde vai continuar a confeção da sopa colocando um vegetal inteiro. A restante sopa vai deixar arrefecer e guardar em caixas herméticas separadas por dose no congelador. Lembre-se de colocar a data em que congelou!

Nas vezes seguintes que precisar de fazer sopa é só ir buscar uma das caixinhas com a base da sopa descongelar e depois acrescentar um vegetal inteiro a gosto

Estratégia 2: Tire uma tarde para cortar, higienizar e organizar/congelar legumes

Da mesma forma que a sopa muitas vezes fica esquecida nestes dias os legumes também. E a verdade é que na altura em que vivemos não podemos estar constantemente no supermercado a comprar legumes frescos, não é?

A solução é tirar uma tarde para higienizar, cortar e deixar os legumes todos preparados. Pode separar as suas melhores combinações. Pode colocar em sacos próprios para congelar combinações de legumes que gosta de saltear por exemplo! Quando precisar é só ir lá buscar!

Lembre-se apenas que depois de descongelar não pode congelar de novo!

Estratégia 3: Congele os extras!

Já deu para perceber que congelar pode ser um verdadeiro aliado neste período de quarentena, não é?

Imagine que fez um estufado, mas sobrou muito… congele! Congelar as sobras vai permitir diminuir o desperdício, mas também diminuir a necessidade de ir ao supermercado e aumentar o seu tempo em família!

Sim, aumentar o tempo em família porque naquele dia em que lhe apetecer ver um filme, uma série ou até só brincar com os seus filhos não precisa de se preocupar em cozinhar porque já está no frigorífico!

Bem se Queira, sempre!

Drª Patrícia Costa