Gostava de saber 4 dicas que a ajudassem a combater a celulite?
Então vamos a isso!
Então vamos a isso!
Evite produtos enlatados, ricos em sal, fritos, molhos industrializados, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Retire as gorduras visíveis dos alimentos.
Primeiro, vamos conversar um bocadinho sobre o que é a celulite, a final?!
A celulite é uma condição caracterizada por irregularidades naturais da pele causadas pela forma como a gordura e o tecido fibroso se organizam. Atinge sobretudo mulheres, independentemente do peso.
A origem da celulite ainda não está totalmente elucidada, no entanto estudos revelam que se encontra relacionada com a
anatomia da mulher.
Podendo o seu aparecimento estar associado a alterações no tecido adiposo, alterações hormonais e genéticas e, ainda, da micro circulação.
A flacidez da pele é um fator que agrava o aspeto da celulite. Não existe um consenso em relação a uma alimentação
específica para a tratamento da celulite, no entanto a adoção de um estilo de vida saudável e de alimentos adequados contribui para uma melhoria significativa.
É através da nossa alimentação que damos ao nosso corpo os nutrientes necessários para o bom funcionamento das células.
Quando falamos de tratamento da celulite este é portanto um parâmetro que tem ser abordado. Existem nutrientes que têm,
desta forma, um papel de extrema importância nesta questão.
Ajuda no combate à retenção de líquidos. As suas principais fontes são: batatas, legumes, frutas (banana, abacate, kiwi,
laranja, romã, melão, meloa, papaia, pêssego), carne, peixe e leguminosas.
O ferro é importante visto ser um componente da hemoglobina e como tal favorecer a oxigenação sanguínea.
As suas principais fontes são as vísceras, carne, gema de ovo, leguminosas, legumes verdes e cereais integrais.
É importante no processo de cicatrização e auxilia no metabolismo da gordura, proteínas e hidratos de carbono. As suas principais fontes são, carne, peixe e vísceras, legumes, cereais integrais e frutos oleaginosos.
Auxilia na microcirculação e na reorganização do colagénio. As principais fontes são, aveia, cevada, salsa, grãos integrais, cavalinha, alfafa, folhas verdes, beterraba, extrato de bambu, algas marinhas, grãos inteiros como o arroz integral, a soja e a aveia.
Melhora a circulação sanguínea, protege os vasos sanguíneos e atua como anti-inflamatório. As suas principais fontes são, salmão, bacalhau, sardinha, atum e semente de linhaça.
Protegem os vasos sanguíneos e combatem os radicais livres. As principais fontes são, uvas e ameixas.
Parece algo muito simples mas a verdade é que é um ponto muito descurado. Quando falamos de celulite acabamos por ter de falar na retenção de líquidos que se encontra associada. E a verdade é que não há nada melhor para a retenção de líquidos que um consumo adequado de água.
Nesta terceira dica voltamos a incidir na retenção de líquidos e aqui podemos acrescentar ao seu consumo diário de água algumas infusões que vão favorecer essa eliminação. Alguns exemplos são dente de leão, cavalinha, urtiga, verde, alecrim, castanha da índia e menta.
Além disso a infusão de centelha asiática tem muitos benefícios para o combate à celulite.
Além dos alimentos a incluir é de extrema importância falar daqueles que devemos evitar, não podemos esquecer que a celulite engloba um processo inflamatório e não devemos consumir alimentos que piorem esse processo!
Evite produtos enlatados e ricos em sal;
Evite fritos;
Retire as gorduras visíveis dos alimentos;
Evite molhos industrializados;
Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas;
Drª Patrícia Costa