Frutas que ajudam a refrescar

Em pleno verão e com o calor intenso que se faz sentir as nossas necessidades viram-se para tudo o que nos possa refrescar, sumos, refrescos, gelados… Quanto mais fresco melhor! 

Sabia que a fruta também nos pode refrescar? Afinal não é por mero acaso que as frutas de verão são mais aguadas!

3 exemplos de frutas que nos refrescam e que ainda contribuem para melhorias na nossa saúde!

Melancia

A quem não sabe bem uma fatia de melancia fresquinha acabada de tirar do frigorífico? 

Em 100g de melancia 93,6g são água. Embora o seu sabor seja bastante adocicado 100g de melancia tem apenas 5,6g de açúcar. Além disso é rica em folatos, vitamina A e vitamina C, sendo estas vitaminas importantes (entre outras funções) para a saúde da nossa pele.

E estando nós em pleno verão não podemos esquecer o quanto agredida a nossa pele pode ser pelos raios solares. Além disso tem um bom teor de potássio tornando-se ótima no combate à retenção de líquidos que este calor nos proporciona. E, a adicionar a todos estes pontos positivos da melancia temos ainda  a sua baixa carga glicémica o que faz com que seja um fruto mais saciante.

Embora as qualidades da melancia sejam bastante relevantes para a nossa saúde, como qualquer outro alimento, não podemos cair no ponto do exagero. Deve consumir apenas uma fatia de melancia de tamanho médio como sendo 1 porção seja aos lanches ou refeições principais.

Meloa

Logo após a melancia destaca-se a meloa como fruto refrescante. Sabia que em 100g de meloa temos 92,1g de água e tem apenas 4,2g de açúcar? Além disso é uma excelente fonte de vitamina A, C e folatos, tendo um teor acrescido de vitamina C face à melancia. Tal como a melancia é rica em potássio sendo, igualmente, uma excelente aliada na luta contra a retenção de líquidos.

As recomendações que se seguem são assim gerais e não consideram problemas de saúde!

Como referido anteriormente as propriedades positivas de um alimento não lhe conferem a propriedade de ser consumido sem controlo. Neste caso a quantidade a consumir dependerá do tamanho da meloa, se for pequenina pode mesmo partir a meio e consumir meia meloa, caso se trate de uma meloa maior deverá optar por comer 1 a duas fatias médias.

Melão

Seria impossível falar de melancia e meloa e deixar de fora o melão, não concorda? Em 100g de melão temos 91,8g de água! Embora seja muitas vezes excluído de dietas de emagrecimento o melão tem praticamente tanto açúcar como a melancia, apresentando 5,8g por cada 100g. Além disso, e tal como os anteriores, apresenta um bom conteúdo em folatos, vitamina C e A, assim como de potássio.

Bem se Queira, sempre!

Drª Patrícia Costa