Óleos essenciais e o emagrecimento

Nas minhas consultas, sempre que necessário ou sendo da vontade do paciente aplico também os meus conhecimentos de aromaterapeuta para auxiliarmos o processo com a ajuda dos óleos essenciais.

Já ouviu falar em óleos essenciais? 

Bem, tenho de lhe dizer que estes são uma das minhas novas paixões, desde que tirei o curso de aromaterapia que só uso óleos essenciais, seja para a sinusite, dores de cabeça, concentração… Tudo!  

Hoje decidi falar-lhe um pouco sobre como utilizar os óleos essenciais num processo de emagrecimento. Antes de entrarmos no conteúdo vale a pena referir que embora naturais os óleos essenciais (como tudo o que é natural!) tem contraindicações, por isso é importante ter cuidado antes e aquando do uso.  

Vamos começar por perceber o que são óleos essenciais! 

Óleos essenciais são substâncias lipossolúveis, isto é que são solúveis em gordura, complexas de compostos naturais extremamente voláteis, ou seja, que se evaporam com facilidade encontradas em plantas aromáticas. Sabe aquele cheirinho da rosa? São os óleos essenciais! 

Eles são a essência da planta e podem ser extraídos das folhas, caules, cascas, raízes…  

E agora que já sabe o que são óleos essenciais vamos focar-nos nos que podem ser um auxílio no emagrecimento. Para isso vou dividir em funções com alguns exemplos tendo em conta o que necessitamos num processo de emagrecimento! 

1. Diminuição do apetite

Vamos começar por falar sobre a diminuição do apetitePois é, os óleos essenciais podem ter este efeito. Para este efeito podemos abrir o frasco do óleo essencial e inalar, ou seja, cheirar. Tendo sempre o cuidado de não tocar com o óleo na pele! Pode também fazer um difusor para colocar na cozinha. Experimente inalar um destes óleos 10 minutos antes da refeição: patchouli, toranja, funcho. Tenha o cuidado de não inalar ou ter na sua cozinha óleo de lavanda pode fazer o efeito contrário e aumentar o apetite. 

2. Melhoria do nervosismo, ansiedade 

Muitas vezes um problema nos processos de emagrecimento é conseguir combater o nervosismo e ansiedade que nos conduzem à fome emocional. Concorda? 

Se é um dos seus problemas também podemos utilizar os óleos a seu favor. Pode inalar tal como no ponto anterior ou colocar no difusor, ou fazer um ambientador! 

E como óleos aqui pode utilizar o de patchouli, laranja doce, nerolibergamota, lavanda. 

3. Melhoria da retenção de líquidos

Retenção de líquidos é um problema muito presente em quem quer emagrecer, e também neste ponto os óleos essenciais podem ser nossos aliados. Para este efeito junte uma gota de óleo essencial numa colher de sopa de óleo vegetal (por exemplo amêndoas doces, coco…) e depois massaje a zona. 

Algumas opções de óleos são as seguintes: cedro do atlas, cedro da china, palmarosapatchouli (pois é, só com este óleo consegue fazer muita coisa pelo seu emagrecimento!!), toranja, vetiver. 

4. Gordura localizada

Para terminar vamos então falar sobre a gordura localizada, aqui pode utilizar o mesmo processo que para a retenção de líquidos, ou seja, utilizar 1 gota de óleo essencial para 1 colher de sopa de óleo vegetal, pode depois massajar a zona onde tem a gordura que incomoda. Pode, também, aplicar antes da prática de atividade física e juntar um pouco de pimenta preta à mistura de forma a aumentar a eliminação da gordura. 

Alguns óleos que pode utilizar para este efeito são os seguintes: cedro do atlas, gengibre, toranja, pimenta preta. 

Nas minhas consultas, sempre que necessário ou sendo da vontade do paciente aplico também os meus conhecimentos de aromaterapeuta para auxiliarmos o processo com a ajuda dos óleos essenciais.  

Alguns cuidados a ter com os óleos indicados acima:

Lavanda – Não utilizar se tiver depressão 

Toranja, bergamota, neroli – Não se expor ao sol depois do uso tópico (em óleo de massagem) 

Se está grávida não utilize nenhum óleo sem aconselhamento por aromaterapeuta. 

Não ingira os óleos. 

À exceção da lavanda nunca aplique os óleos diretamente na pele. 

Gostou deste artigo? 

Gostava que eu falasse mais sobre óleos essenciais? 

Deixe a sua opinião! 

Bem se Queira, sempre!

Drª Patrícia Costa