Não sei se costuma ver o canal 24Kitchen, o slogan de um dos programas (Chef de raiz) é “se a terra nos dá tanta coisa porque comemos sempre o mesmo?“.
Eu não poderia estar mais de acordo. E para lhe mostrar que podemos fazer uma alimentação saborosa, saudável e sem culpa venho partilhar consigo uma receita de pizza com massa de couve-flor.
Retirei a receita do blog “Casal Mistério” e depois de colocada em prática o resultado foi o seguinte:
Couve-flor
(usei cerca de 3 cabeças médias)
Queijo mozzarela ralado
(ou queijo parmesão)
Alho em pó
(a quantidade a usar irá depender do quanto gosta do sabor de alho.
Recomendo: entre uma colher de café e uma colher de chá)
Óregãos
Molho de tomate
Alecrim ou manjericão picado
(o alecrim tem atividade antioxidante e anti-inflamatória, pelo que será uma ótima opção)
Sal
1 Ovo
Comece por pré-aquecer o forno a 260ºC;
Retire o caule e triture a couve-flor (pode usar um liquidificador ou um processador de alimentos);
Coloque a couve-flor ralada numa taça e leve ao microondas por 4 a 5 minutos em potência máxima. Após o término deixe arrefecer por cerca de 5 minutos;
Coloque a couve-flor ralada num pano de cozinha e aperte bem, permitindo que liberte o máximo de água possível;
Misture a couve-flor com o ovo, queijo e temperos até obter uma mistura homogénea (eu usei a quantidade de queijo a olho consoante a massa de couve-flor que tinha, usei cerca de 2 punhados de queijo mozzarela ralado)
Estique a massa de couve-flor em forma de pizza, por cima de uma folha de papel vegetal ligeiramente untada, e leve-a ao forno durante aproximadamente 10 a 15 minutos (dependendo do seu forno) ou até a massa ficar dourada e crocante;
Retire do forno e coloque o molho de tomate seguido de mais queijo (quantidade a gosto) e leve ao forno até o queijo derreter, tenha o cuidado de não deixar o queijo queimar!
Esta é uma excelente receita para base de pizza mas além do queijo e molho de tomate poderá adicionar outros alimentos à sua pizza, por exemplo ananás/abacaxi cortado em pequenos pedaços, cogumelos.. Será só usar a imaginação!
Drª Patrícia Costa