COMO FUNCIONA O PROGRAMA?

5 Consultas individuais de nutrição, com Dra. Patrícia Costa

No programa Intestino Feliz: SII - Sob controlo terá acesso a 5 consultas ao longo das quais não só vamos aplicar as 3 fases do protocolo FODMAP (certificação da Monash para aplicação do mesmo) como também vamos reparar o seu intestino, descobrir gatilhos além da alimentação, aprender como ler rótulos para evitar alimentos ricos em FODMAP. E, ainda melhorar a sua situação clínica como um todo, ou seja no final terá conquistado clareza dos seus gatilhos, leveza na relação com o intestino e a sua dieta SOS à qual será sempre possível voltar caso apareçam sintomas.

3 Consultas individuais de psicologia, com Dra. Catarina Costa

Já está bem comprovada a influência do stress e ansiedade no funcionamento intestinal, e sabemos que é um gatilho para os sintomas. Ao longo destas 3 consultas irá ter apoio na adaptação à sua SII como um problema crónico. Serão exploradas temáticas como a gestão do stress e da ansiedade, a regulação das emoções, promoção da autoestima, temáticas estas que têm sido relatadas com frequência por quem tem Síndrome do Intestino Irritável.
Nestas consultas poderão também ser trabalhadas áreas como a mudança de comportamentos em saúde, hábitos saudáveis e a motivação. A Dra Catarina tem o diferencial de além de ser psicóloga ter SII por isso compreende exatamente aquilo que está a sentir.

O meu apoio SEMPRE!

Ao longo de todo o programa eu estarei de mãos dadas consigo. Terá a minha presença constante à distância de uma mensagem para sempre que tiver dúvidas, sintomas e medos. Poderá contar com positividade, motivação, preocupação em atender as necessidades e ajudar a que realmente conquiste mais qualidade de vida!

Nunca estará sozinha!

Terá acesso a um grupo de apoio no WhatsApp onde terá outras pessoas que estão, também, no programa, e que podem ajudar. Neste grupo terá ainda desafios que vão ajudar na sua caminhada, acesso a aulas ao vivo e motivação!

Atendimento diferenciado

Terá acesso a registos diários que me vão permitir avaliar de uma forma muito mais completa os seus sintomas, assim como lhe dar mais clareza a si. Além disso, terá acesso a uma plataforma com receitas, orientações e outros documentos que possam ajudar no seu progresso à qual poderá aceder até do seu telemóvel para ter sempre acesso rápido ao seu plano e a todas as orientações! E, caso as suas consultas sejam online ainda terá nessa plataforma as gravações de todas as consultas para assistir sempre que precisar. Transmito-lhe muito conteúdo nessas consultas.

Inspire-se com alguns testemunhos de quem já fez o programa, conseguiu voltar a sair de casa com confiança e viver sem medo e sem incerteza! 

Olá, sou a Sandrina!  
Depois de ser diagnosticada com SII à cerca de 4 anos, senti-me ''abandonada'' pelos médicos. Tive o diagnóstico, disseram-me que a alimentação e o stress influenciavam as crises e prescreveram-me um antidiarreico em SOS e um ansiolítico para melhorar o meu estado emocional.
Antes de entrar no Programa Intestino Feliz da Dra. Patrícia, sentia-me conformada com a SII. Achava que a minha normalidade era andar constantemente inchada depois das refeições, com crises semanais de diarreia e imensas restrições alimentares.
Sempre que ia a um sítio novo, a primeira coisa que procurava era o WC mais próximo. Viagens eram muito complicadas… Acabava por tomar Imodium mesmo sem sintomas, para não correr o risco de ter uma crise e não poder ir ao WC.
Tinha desistido de pedir ajuda e de queixar-me porque as respostas que mais vezes ouvia eram '' Isso é tudo Psicológico, coisa da tua cabeça'', ''É impossível comeres alguma coisa e 15 min depois teres uma crise, a comida ainda nem saiu do estômago'' ou ''Tens é de comer que estás a ficar muito magrinha e com um ar doente''.
Quando uma amiga que conhecia o meu problema me enviou um link para o Programa da Dra. Patrícia, tenho de admitir que estava bastante cética. Uma possibilidade de viver sem problemas gastrointestinais? Não pensei que fosse possível.
Aderi primeiro ao grupo do WhatsApp e foi aplicando algumas dicas soltas e comecei logo o sentir algumas melhorias. Fui falando com a Dra. Patrícia e acabei por aderir ao programa individual.
O programa superou completamente as minhas expetativas.
O acompanhamento diário e individualizado é real.
A Dra. está sempre a um clique de distância, disponível para esclarecer todas as nossas dúvidas e até para nos dar apoio emocional nos dias menos bons. Porque, efetivamente, o nosso estado emocional influencia a SII. Senti que finalmente tinha alguém a meu lado que entendia a SII e que me ia ajudar.
Além da SII, também tenho esteatose hepática (gordura no fígado) e a personalização do programa permitiu que a Dra. Patrícia elaborasse um plano alimentar que também contemplasse esta patologia.
Estou sensivelmente a meio do programa e ''intestinalmente'' falando, a minha vida deu uma volta de 180.º
Sinto-me muito melhor
Já não fico inchada depois das refeições e as crises praticamente desapareceram. As deslocações de carro já não são um pesadelo logístico.
Com a ajuda da Dra. Patrícia acabei por descobrir quais os alimentos e métodos de preparação que eu tolero e em que quantidades. Sentir que consigo controlar o meu corpo, melhorou também substancialmente o meu estado emocional.
É necessário um grande empenho da nossa parte para cumprir o plano, mas as melhorias que sentimos compensam largamente este sacrifício inicial. Se como eu sofre de SII e se sente sozinha, não hesite em aderir ao Programa Intestino Feliz.
Quero deixar meu depoimento sobre o “Programa Intestino Feliz” como uma forma de agradecimento e reconhecimento por toda a dedicação, entusiasmo e excelência no atendimento da nutricionista Patrícia Costa.
Quando eu iniciei o Programa em fevereiro de 2020, eu já havia cortado muitos alimentos da minha alimentação: abacate, mel, manga, cenoura, produtos lácteos, etc… enfim, a restrição era grande e ainda assim o controle dos sintomas era parcial (50%). Sentia-me extremamente cansada, apresentava dor e distensão abdominal. Desde bebé, sempre fui obstipada.
O que me deu a certeza de que deveria entrar no programa foi ouvir uma Live da Dra. Patrícia em que ela explicava que não é possível, nem saudável para o organismo manter essas restrições alimentares por muito tempo. Eu já estava com restrições há muitos meses e sem qualquer perspetiva de poder voltar a comer os alimentos que eu tanto gostava. Então optei por cuidar de mim e investir na minha saúde.
Nós acabamos por nos adaptar a quase tudo nessa vida, e inclusive ao sofrimento. Passamos a viver sem qualidade e até acreditamos que esse seja o destino que nos foi reservado, após tantas tentativas de melhora sem sucesso. Pois digo para vocês que não é e não precisa ser esse o nosso destino. 6 meses depois do início do Programa voltei a comer praticamente tudo, exceto glúten, pois no meio desse processo, o Dr. Fernando Ramalho - Benfica, Lisboa - a quem sou muito grata também, identificou que eu era intolerante ao glúten. Eu sempre culpava o leite sem pensar na possibilidade de que poderia ser o pão que eu comia junto com meu precioso cafezinho com leite o responsável por tantos sintomas.
Hoje em dia, através da Internet, temos acesso a muito material sobre praticamente tudo. Isso nos dá a falsa sensação de que seremos capazes de resolver sozinhos questões tão complexas como a Síndrome do Intestino Irritável. A Internet nos trouxe conhecimento e poder de escolha. Ainda assim seguimos precisando uns dos outros e de ótimos profissionais.
Estou feliz comigo mesma por ter escolhido ficar bem e viver sem dor.
Gratidão Dra. Patrícia Costa por tudo!
Participar neste programa individualizado de acompanhamento nutricional e comportamental especialmente dedicado à SII foi o melhor investimento que fiz em relação à minha saúde global e ao meu intestino em particular.
O acompanhamento tão individualizado pela Dra. Patrícia, o conhecimento aprofundado sobre a temática e a sua dedicação a cada situação, foram os pontos cruciais, desta caminhada de controlo sobre os sintomas gástricos, intestinais e até mesmo de ansiedade.
Com o acompanhamento nutricional e as adaptações necessárias na alimentação em simultâneo com o trabalho a nível comportamental, consegui chegar a uma fase de maior controlo e a uma maior estabilidade dos meus sintomas da SII. Consegui também, com a ajuda da Dra. Patrícia, compreender quais os pontos chave que mais influenciam as minhas crises intestinais. Consegui percorrer um vasto caminho de autoconhecimento, e conhecimento do funcionamento do meu corpo, dos meus pensamentos, do meu estilo de vida, das opções nutricionais mais adequadas e da importância de uma escolha acertada para benefício do meu corpo. Consegui também não olhar apenas para o sintoma mas passar a olhar para todo o corpo de forma holística.
O que me tem permitido, de agora em diante, fazer escolhas mais acertadas e assim controlar em grande parte as crises que deixaram de ser tão intensas e quase diárias, passando a surgir esporadicamente.
Tem sido um caminho longo, mas com a ajuda certa de profissionais especializados na temática, pode tornar-se muito gratificante e recompensador.

Obrigada Dra. Patrícia
À cerca de 6 anos atrás após uma cirurgia ao útero, contrai uma infeção urinária que demorou 2 anos a curar. Antibiótico após antibiótico toda a flora intestinal foi destruída.
Fiquei com prisão de ventre que durava muitas vezes entre uma a duas semanas, eu tomava chás laxantes e medicação para ir à casa de banho, o que piorava o meu estado.
Comecei então a ter questões gastrointestinais, após as refeições tinha dores abdominais, distensão abdominal de tal forma que me afetava e comprimia os pulmões, eu parecia uma grávida de 8 meses.
Sempre seguida pelo médico de família fiz todo o tipo de exames ao sistema gastrointestinal e não acusava nada, então decidiu enviar-me para a especialidade no Hospital de Guimarães, pois eu cada vez piorava mais já não sabia o que podia comer.
Lá fui seguida por duas médicas que achavam que isto era tudo psicológico, medicaram-me com calmantes, probióticos, medicamentos para a flatulência e inchaço abdominal, mas nunca fizeram nada em relação à alimentação. Após dois anos fui diagnosticada com o síndrome do intestino irritável e deram-me alta. Nunca mais ninguém me ajudou não sabia o que fazer tudo me fazia mal já não tinha vida social pois não podia comer nada fora com os amigos e família.
Até que um dia uma paciente minha me falou na Drª Patrícia em Agosto de 2019 e lá fui eu pedir a sua ajuda. Aos poucos a Drª foi-me ensinando a conviver com o meu problema, quais os alimentos permitidos e proibidos, as quantidades adequadas e a combinar os alimentos de forma a ter melhor qualidade de vida. Hoje em dia não preciso de medicação, vou a casa de banho diariamente e sou uma pessoa mais feliz mas a luta continua.
Um muito obrigada Drª Patrícia Costa.
A Dra. Patrícia Costa e o Programa Intestino Feliz mudaram completamente a minha vida, a minha alimentação, o meu nível de ansiedade, a minha vida social e a minha maneira de enfrentar a vida.
Fui diagnosticado com SII há cerca de 20 anos e após várias consultas de especialidade e muitos exames soube que tinha de viver com esta terrível “doença”, até ao fim dos meus dias e que não havia nada a fazer a não ser frequentar consultas de psicologia, porque segundo os médicos o problema era da minha cabeça.
A minha SII foi “evoluindo”, “transformando-se” e por mais que fizesse alterações à minha alimentação, os sintomas foram piorando e a qualidade de vida foi diminuindo, não só ao nível da saúde mas também ao nível social.
No auge do meu desespero, felizmente, encontrei a Dra. Patrícia e o seu programa que deram uma valente “patada” ao meu SII. Comecei a entender o meu corpo, o meu sistema digestivo e aprendi a comer melhor.
O método da Dra. Patrícia não é fácil no início, mas apresenta logo bons resultados e passado uma semana já estava habituado a ele. Tenho pena de não conseguir comer alguns alimentos maravilhosos, mas alojei a seguinte frase que tem ajudado muito: “É preferível não comer este alimento, mas ter o SII controlado e ser mais feliz”.
Sei bem que nunca vou livra-me deste síndrome, mas agora sei como o controlar e domar.
Dra. Patrícia, a minha eterna gratidão e muito obrigado por tudo.
O programa Intestino Feliz tem mudado a minha vida de uma forma muito positiva. Iniciei o programa em Fevereiro e comecei logo a sentir melhorias, a Dra Patrícia é uma querida e sempre disponível. Quando tenho alguma dúvida, até no supermercado, envio foto com ingredientes e a resposta não tarda. Esta disponibilidade ajuda-nos imenso a criar confiança.
Já passei pela fase de testar alimentos e correu muito bem sempre com o acompanhamento e preocupação da Dra Patrícia de saber como correu o dia, nunca nos sentimos sozinhas.
Aprendi a conhecer melhor o meu intestino, a saber aquilo que não posso de todo ingerir, a saber as quantidades que tolero e sobretudo, a voltar à minha alimentação de conforto, sempre que abuso de algo que não devia. Aprendemos que há alimentos que julgamos inofensivos mas afinal são um gatilho para nós.
Este programa criou em mim uma confiança que me fazia muita falta. Ainda não terminei mas, após 20 anos de SII, sinto que encontrei o meu caminho. Um obrigada de coração à Dra. Patrícia.
Já sofro com Síndrome do Intestino Irritável à cerca de 4 anos... Sentia-me constantemente inchada, com flatulência, tinha muitas dores de barriga e praticamente todos os dias tinha diarreia.. Após uma pesquisa descobri que os sintomas podiam ser aliviados se alterasse a minha alimentação... Foi então que este ano decidi marcar uma consulta de nutrição. A primeira consulta foi há cerca de 6 meses, e desde aí que tenho vindo a melhorar. Atualmente já raramente tenho diarreia, e os restantes sintomas, agora eles apenas aparecem se estiver mais nervosa e ansiosa (ou quando como em muitas quantidades)...
De modo geral posso dizer que graças à mudança de alimentação ganhei qualidade de vida, e aconselho a toda a gente que sofre com SII a marcar uma consulta com a Dr. Patrícia
Agora terminado o programa Intestino Feliz posso dizer que me sinto bem a nível geral e muito mais consciente à cerca dos alimentos que me podem provocar sintomas e destabilizar a minha rotina. A Dr Patrícia esteve sempre presente, a acompanhar o meu dia à dia, com uma resposta simpática e eficiente para resolver os percalços. Todo o processo, apesar de ser longo, é necessário para chegarmos às conclusões pretendidas com sucesso. O apoio direto e a parte motivacional da Dr Patrícia é fundamental para que este processo chegue mais facilmente ao fim.

Não tem a certeza se o programa é para si?

O Programa Intestino Feliz: SII - sob controlo é para si se...

  • Descobriu recentemente que tem síndrome do intestino irritável ou já tem o diagnóstico há vários anos sem ainda ter conseguido controlar os seus sintomas;
  • Está constantemente com medo de comer porque nunca sabe a que alimentos o seu intestino vai reagir ou quando será a próxima crise;
  • Está desesperada porque já experimentou tudo o que vê na internet ou que lhe aconselharam e mesmo assim não há forma de ver a melhoria dos seus sintomas;
  • Por mais restrição que faça as dores continuam!
  • Quer aprender a lidar com a doença e ter uma vida social ativa ao invés de evitar todos os convites ou ir mas com medo;
  • Quer deixar de ter a sensação de que é uma pessoa diferente e incompreendida;
  • Tem imensas dúvidas sobre a doença e sobre como se alimentar e passa horas na internet a ler informações que só lhe geram mais confusão e que não consegue adaptar a si!
  • Quer aprender a variar na alimentação e a conseguir fazer receitas diferentes que não causem desconforto!

CONFIRA OS BÓNUS A QUE TERÁ ACESSO

  • 1

    MINI CURSO 
    COMER CONSCIENTE

    Ao longo das aulas deste mini curso vai aprender como comer de uma forma que a faça ter mais prazer com a comida. Ao comer com prazer fica muito mais fácil lidar com as restrições!
  • 2

    AULA: 
    COMO PERCEBER E CONTROLAR A ANSIEDADE

    Um dos gatilhos mais conhecidos para a sintomatologia da Síndrome do Intestino Irritável é ansiedade. Por isso, nesta aula a Dr.ª Marlene Ferreira aborda esta tema e dá-lhe algumas estratégias práticas que irão ajudar.
  • 3

    3 RECEITAS EM VIDEO, POR JOANA OLIVEIRA

    Terá acesso a 3 vídeos gravados pela Joana do My Gut Feeling:
    - Receita de doce
    - Receita de doce
    - Como cozinhar sem alho nem cebola
  • 4

    AULA:
    O QUE SÃO AS CONVICÇÕES E COMO INFLUENCIAM QUEM TEM SII

    Com esta aula terá mais clareza sobre as convicções que tem mantido sobre os seus sintomas e como as pode eliminar de forma a ter mais qualidade de vida! 
  • 5

    AULA:
    ÓLEOS ESSENCIAIS PARA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

    Nesta aula vai ficar a conhecer alguns óleos essenciais que podem ser úteis para a melhoria dos seus sintomas e como os usar.
  • 6

    AULA:
    FOME EMOCIONAL E SII 

    Sabe quando tem vontade de comer tudo e nada satisfaz? A isso chama-se fome emocional. Nesta aula vou abordar esse tema de uma forma mais direcionada para quem tem SII e várias limitações alimentares.
  • 7

    AULA:
    COMO VIVER COM A SII

    Terá acesso à gravação da aula realizada pela Dr.ª Catarina Costa dia 02/06/2021 exclusivamente para quem está no programa. A Catarina é psicóloga, tem SII e também passou pela programa, nesta aula dá-lhe estratégias para lidar com a SII, com os outros e com os seus medos!
  • 8

    ACESSO A TODAS AS ATUALIZAÇÕES

    Terá acesso vitalício a todos os bónus referidos assim como a novos bónus e ainda a possibilidade de participação em aulas ao vivo exclusivas que ocorram.

 E QUANTO TEM DE INVESTIR PARA CUIDAR DE SI E VOLTAR A VIVER SEM MEDO?

PAGAMENTO EM 1 VEZ
397 €
PAGAMENTO EM 3 VEZES
3 X €133

PAGAMENTO EM 2 VEZES
2 X 199
PAGAMENTO EM 5 VEZES
5 X €90
João da Silva
Olá!Eu sou a Patrícia Costa. Idealizadora do Intestino Feliz: SII - sob controlo um programa especializado na alimentação de quem tem Síndrome do Intestino Irritável para que conquiste o controlo dos seus sintomas.
Este programa programa surgiu após eu ter percebido como conseguia melhorar a vida de tantas pessoas chegarem até mim a sofrer com a SII.
Quero mostrar a todos aqueles que têm síndrome do intestino irritável que a vida pode ser muito mais que estar refém das dores e do seu intestino!

DÚVIDAS FREQUENTES

Qual a diferença entre o programa e uma consulta de nutrição?

No programa Intestino Feliz: SII-sob controlo tem acesso a um tratamento bastante mais completo, que une a nutrição, psicologia, grupo de apoio, acompanhamento diário, registos bastante completos! Caso não consiga mesmo entrar no programa pode sempre optar pelas consultas individuais, neste caso trabalhamos igualmente a sua condição intestinal no entanto não existem os registos de sintomas tão completos (a análise é bastante exigente, pelo que não dá para incluir nas consultas avulso) nem tem acesso a todos os outros bónus e o acompanhamento tão de perto, claro que optando por consultas eu retiro as suas dúvidas, e estou presente, não fica abandonada :) As consultas individuais são mais indicadas para quem tem sintomas ligeiros, e não precisa de tanto acompanhamento. Para quem já fez dieta low FODMAP, já restringe alimentação e continua com sintomas fortes aconselho o programa porque temos de ir além dos FODMAP e, para isso, precisamos de algo mais completo.

Eu já tentei de tudo porque é que o programa é diferente para valer a pena eu investir?

A diferença é que não será mais uma tentativa. Na internet encontramos imensa informação, imensas opiniões e muitas dicas. No entanto a síndrome do intestino irritável não é algo que tenha uma conduta alimentar padrão como por exemplo a hipertensão, a hipercolesterolemia, muito pelo contrário. A conduta para esta síndrome deve ser baseada na ciência e nos estudos mais recentes mas sempre individualizada algo que faz bem a uma pessoa com síndrome do intestino irritável pode não fazer a outra. E essa é a grande diferença deste programa para outras tentativas é que trabalhamos a sua individualidade.

Vou ter um plano alimentar com quantidades e o que comer?

Sim, na verdade irá ter vários até chegarmos ao fim do programa e ter a sua alimentação final, aí temos mais que um plano, temos o conjunto de todos os alimentos e quantidades que pode consumir, assim como as combinações que pode fazer.

Eu sinto que o que me faz mais diferença é o meu sistema nervoso, este programa é bom para mim?

Sim, neste programa tem 3 consultas de psicologia. Estas consultas são totalmente focadas no controlo dos seus sintomas da SII, tratando-se de consultas individuais onde em conjunto com a psicóloga poderá trabalhar os gatilhos da sua síndrome que não são do foro alimentar. Além disso, o facto de ter um grupo de apoio ajuda a que sinta que não está sozinha!

Não tenho muito tempo, vou conseguir preencher os registos e ver tudo?

Sim, está tudo criado de forma a ser simples!